Pergunte ao seu nutricionista

Pergunte ao seu nutricionista

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval acabou? Inicie o ano de bom humor!

                                                          Até quarta feira

Lá,lá,lá,lá,lá,                                                  
Lá, lá, lá, lá, lá, lá,
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Este ano não vai ser
Igual aquele que passou...
...São três dias de folia e brincadeira,
você pra lá e eu pra cá,
Até quarta feira...



Como voltar às rotinas diárias com bom humor, alto astral e atitude?

Afinal, agora de fato o ano começou, e cair na realidade após esta grande festa que é o carnaval, é difícil para muitas pessoas, as incertezas aliadas a ressaca dão um certo desânimo. ATITUDE é a palavra chave. Para começar vamos faxinar a casa, que é o nosso corpo, e encher de ânimo a nossa alma...

Como se consegue ficar de bom humor sem ganhar na mega sena??

Com alimentos ricos em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6) que auxiliam na produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, responsáveis pela sensação de bem estar e felicidade, alivia o estresse e promove a autoconfiança.  Abuse dos cereais integrais, levedo de cerveja, aveia, pão integral, flocos de milho, linhaça, gérmen de trigo, cevada, granola, e também inclua mel, água de coco , banana, abacaxi, maçã, morango, abacate, feijão, grão de bico, batata doce, espinafre, brócolis, alface, azeite extra virgem, soja, chocolate amargo, amendoim, amêndoa, castanha do pará, peixe, fígado, cogumelo, lentilha. São ditos alimentos do bom humor! Tanto é verdadeiro que a B2 - Riboflavina é um dos ingredientes dos energéticos.

Com atividade física que também estimula a disponibilização destes neurotransmissores no organismo, vale qualquer tipo de atividade como: Caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar, namorar... Expulse de vez a tristeza, depressão, desânimo e xôoo mau humor!

Com música! Qualquer estilo, música para os ouvidos, para alma, para seu bem estar e alegria de viver...

Saiba como faxinar seu organismo

Outras consequencias de feriados prolongados e principalmente no carnaval, onde os limites estão bem flexíveis e elásticos, são as inevitáveis "orgias alimentares", meus pacientes adoram quando falo isso.  Saiba como desintoxicar com os alimentos, sucos e chás que possuem propriedades específicas capazes de expurgar os excessos cometidos, através das vias excretoras, trazendo de volta a homeostasia, que é o equilíbrio fisiológico fazendo tudo funcionar em harmonia no organismo.

Dicas desintoxicantes:
  • Comer uma maçã nas primeiras horas da manhã, diariamente.
  • Na colação, intervalo até o almoço, tome água de coco e consuma o interior dele que é o próprio coco. 3 vezes na semana.
  • Na sobremesa 2 fatias de abacaxi.
  • Tomar chás durante o dia, em torno de 500 ml, chá verde, dente de leão, espinheira santa, mate, cidreira, erva doce, hortelã e louro.
  • Hidratar: Tomar em torno de 1000 a 1500 ml de água
  • Consumir cereais integrais e alimentos ricos em fibras
  • Dê preferência por alimentos leves e desintoxicantes: alface, agrião, aipo, cenoura, brócolis, tomate, cebola, chuchu, abóbora, abobrinha, vagem, nabo, carnes brancas magras, ovo cozido, puré de legumes, sopa de legumes e gengibre, canja, arroz branco com salsinha.
  • Tomar suco natural, 250 ml: laranja com acerola, laranja com mamão, melão, abacaxi com hortelã, mate com limão, limonada suíça, água de coco com kiwi, maracujá.
  • Tomar iogurte natural ou desnatado com aveia, linhaça e chia.
  • Gelatina com rodelas de banana prata e ameixa.
  • Na desintoxicação evite temperos fortes, sal, molhos prontos industrializados e cafeína.

Lá,lá,lá,lá,lá,
            Lá, lá, lá, lá, lá, lá,
                   Lá, lá, lá, lá, lá,lá                    
                               Este ano não vai ser
                                          Igual aquele que passou...



No próximo post receitas de sucos e chás desintoxicantes e emagrecedores, não percam!


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Abandonou a dieta ou a atividade física?


Uma das funções da profissão que escolhi é contribuir para que a vida das pessoas seja mais saudável, com orientação, aconselhamento, acompanhamento do tratamento e estímulo para mudança de estilo de vida, sugerindo a prática de exercício físico e prescrição de uma alimentação de qualidade que supra os nutrientes necessários para cada indivíduo.

A Nutrição não é só isso! Ainda há que levar em consideração o plano psicológico, é preciso entender as "neuras", as compensações, as compulsões alimentares, o arrependimento e sentimento de culpa, a insatisfação com o próprio corpo, a visão distorcida em relação a estética corporal, a abstinência, a anorexia e a bulimia...

Neste contexto eu te pergunto:  O que te faz chutar o balde?

É fato que em determinado momento do tratamento há um declínio no interesse de manter a dieta e a prática de exercício físico. O principal ponto a observar é que qualquer tratamento dietoterápico precisa ser encarado como mudança de estilo de vida, de hábitos alimentares, eu diria de reeducação.  Mudança de hábitos se faz ao longo do tempo e se constitui para toda a vida e não por um período pré-estabelecido.

O nutricionista precisa ter experiência, bom senso e conhecimento de fundamentos psicológicos, além dos saberes adquiridos na vida acadêmica. Citarei aqui algumas situações mais comuns que fazem os pacientes se distanciarem da dieta, ou dar uma pequena escapada durante uma viagem ou férias, isso custa, muitas vezes, a recuperação de todo o peso perdido, causando uma grande frustração e abandono do tratamento.  Somos humanos! É preciso estar preparado para os escorregões, sacudir a poeira e dar a volta por cima...

Festas

Geralmente ninguém resiste aos brigadeiros, bolo, salgadinhos, refrigerante, cerveja das festinhas de aniversário, casamento e fim de ano. O tratamento deve ser continuado, exatamente por tratar-se de mudança de hábito, e considerando que o organismo guarda histórico. Festas sempre vão existir na vida de todo mundo, a dieta não deve restringir a vida social das pessoas, portanto, a dica que fica é que antes de sair para a balada, é necessário fazer um lanche reforçado com sanduiche integral, frios magros ou atum, alface, tomate, cenoura ralada, cebola, azeitona e suco natural ou mate gelado com limão. Durante a festa prefira o bolo do que os docinhos, se forem servidas pequenas refeições é mais apropriado do que os salgadinhos por causa da fritura.  Beba bastante água e dance bastante, divirta-se.

Fome

Quem faz dieta para emagrecer não precisa passar fome, isso é até um risco para abandonar tudo, não omitir as refeições é o caminho certo e o ideal é fazer 5 refeições diariamente (desjejum, colação, almoço, lanche, jantar). Desta forma o organismo fica mais saciado e suprido de nutrientes importantes que evitam hipovitaminoses causadas por dietas "malucas" que existem por aí, resultando em diminuição da energia, irritabilidade, fraqueza muscular, queda de cabelo, anemia... Não omitir as refeições regula as taxas hormonais além de prevalecer a saúde e contribuir para o emagrecimento.

TPM

A tensão pré-menstrual é um inimigo da dieta balanceada, mas manter os hormônios equilibrados nesse período é muito difícil, a fuga será sempre para os carbohidratos, doces e chocolate principalmente, pois eles tem substâncias que diminuem a ansiedade e irritação, no entanto, engordam!  Só há uma forma natural de driblar essa situação: correr para a academia, para liberar a serotonina e dopamina, te deixando bem tranquilinha e sem vontade de esganar seu chefe ou quem passar do seu lado.  A outra forma "não natural" de controlar essa turbulência mensal  são os óleos como a prímula, que contem o ácido gama linoleico que contorna bem esta situação, tomando à noite regula o sono. Peça orientação ao seu ginecologista.

Influência do namorado (a), familiares e amigos

Eles vão tentar levar você para os excessos, dizendo: É só esse pedacinho, é só hoje...
Em relação a academia: Você vai hoje? É sexta-feira! Está chovendo...
A única alternativa é fazer deles os seus aliados, trazendo-os para a atividade física e convencendo-os da importância de  ter uma alimentação equilibrada.  Só assim tudo ficará mais fácil para você.

Efeito platô

O grande vilão!
Em um determinado momento o emagrecimento estaciona, neste caso o desânimo impera, a vontade será de parar tudo.
Os profissionais da nutrição e o educador físico precisarão ser mais incisivos, fazendo substituições e alternâncias de exercícios e de dieta.  Será importante também neste período renovar os exames laboratoriais, hormonais para verificar se há algum distúrbio.  Deve ser feito um check list de tudo que comer durante o dia, a nutricionista deve avaliar se há excessos de pequenas guloseimas, que podem estar contribuindo para a manutenção do peso.  O importante é buscar ajuda de bons profissionais.

Não desista de ter uma vida saudável!    

"Motivação: Essa é uma porta que se abre de dentro para fora." Bernardinho