Uma das funções da profissão que escolhi é contribuir para que a vida das pessoas seja mais saudável, com orientação, aconselhamento, acompanhamento do tratamento e estímulo para mudança de estilo de vida, sugerindo a prática de exercício físico e prescrição de uma alimentação de qualidade que supra os nutrientes necessários para cada indivíduo.
A Nutrição não é só isso! Ainda há que levar em consideração o plano psicológico, é preciso entender as "neuras", as compensações, as compulsões alimentares, o arrependimento e sentimento de culpa, a insatisfação com o próprio corpo, a visão distorcida em relação a estética corporal, a abstinência, a anorexia e a bulimia...
Neste contexto eu te pergunto: O que te faz chutar o balde?
É fato que em determinado momento do tratamento há um declínio no interesse de manter a dieta e a prática de exercício físico. O principal ponto a observar é que qualquer tratamento dietoterápico precisa ser encarado como mudança de estilo de vida, de hábitos alimentares, eu diria de reeducação. Mudança de hábitos se faz ao longo do tempo e se constitui para toda a vida e não por um período pré-estabelecido.
O nutricionista precisa ter experiência, bom senso e conhecimento de fundamentos psicológicos, além dos saberes adquiridos na vida acadêmica. Citarei aqui algumas situações mais comuns que fazem os pacientes se distanciarem da dieta, ou dar uma pequena escapada durante uma viagem ou férias, isso custa, muitas vezes, a recuperação de todo o peso perdido, causando uma grande frustração e abandono do tratamento. Somos humanos! É preciso estar preparado para os escorregões, sacudir a poeira e dar a volta por cima...
Festas
Geralmente ninguém resiste aos brigadeiros, bolo, salgadinhos, refrigerante, cerveja das festinhas de aniversário, casamento e fim de ano. O tratamento deve ser continuado, exatamente por tratar-se de mudança de hábito, e considerando que o organismo guarda histórico. Festas sempre vão existir na vida de todo mundo, a dieta não deve restringir a vida social das pessoas, portanto, a dica que fica é que antes de sair para a balada, é necessário fazer um lanche reforçado com sanduiche integral, frios magros ou atum, alface, tomate, cenoura ralada, cebola, azeitona e suco natural ou mate gelado com limão. Durante a festa prefira o bolo do que os docinhos, se forem servidas pequenas refeições é mais apropriado do que os salgadinhos por causa da fritura. Beba bastante água e dance bastante, divirta-se.
Fome
Quem faz dieta para emagrecer não precisa passar fome, isso é até um risco para abandonar tudo, não omitir as refeições é o caminho certo e o ideal é fazer 5 refeições diariamente (desjejum, colação, almoço, lanche, jantar). Desta forma o organismo fica mais saciado e suprido de nutrientes importantes que evitam hipovitaminoses causadas por dietas "malucas" que existem por aí, resultando em diminuição da energia, irritabilidade, fraqueza muscular, queda de cabelo, anemia... Não omitir as refeições regula as taxas hormonais além de prevalecer a saúde e contribuir para o emagrecimento.
TPM
A tensão pré-menstrual é um inimigo da dieta balanceada, mas manter os hormônios equilibrados nesse período é muito difícil, a fuga será sempre para os carbohidratos, doces e chocolate principalmente, pois eles tem substâncias que diminuem a ansiedade e irritação, no entanto, engordam! Só há uma forma natural de driblar essa situação: correr para a academia, para liberar a serotonina e dopamina, te deixando bem tranquilinha e sem vontade de esganar seu chefe ou quem passar do seu lado. A outra forma "não natural" de controlar essa turbulência mensal são os óleos como a prímula, que contem o ácido gama linoleico que contorna bem esta situação, tomando à noite regula o sono. Peça orientação ao seu ginecologista.
Influência do namorado (a), familiares e amigos
Eles vão tentar levar você para os excessos, dizendo: É só esse pedacinho, é só hoje...
Em relação a academia: Você vai hoje? É sexta-feira! Está chovendo...
A única alternativa é fazer deles os seus aliados, trazendo-os para a atividade física e convencendo-os da importância de ter uma alimentação equilibrada. Só assim tudo ficará mais fácil para você.
Efeito platô
O grande vilão!
Em um determinado momento o emagrecimento estaciona, neste caso o desânimo impera, a vontade será de parar tudo.
Os profissionais da nutrição e o educador físico precisarão ser mais incisivos, fazendo substituições e alternâncias de exercícios e de dieta. Será importante também neste período renovar os exames laboratoriais, hormonais para verificar se há algum distúrbio. Deve ser feito um check list de tudo que comer durante o dia, a nutricionista deve avaliar se há excessos de pequenas guloseimas, que podem estar contribuindo para a manutenção do peso. O importante é buscar ajuda de bons profissionais.
Não desista de ter uma vida saudável!
"Motivação: Essa é uma porta que se abre de dentro para fora." Bernardinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário