Pergunte ao seu nutricionista

Pergunte ao seu nutricionista

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Engordar é mais difícil que emagrecer!


   Por que é difícil engordar?


Para quem precisa perder uns quilinhos pode parecer falsa a frase acima, pois não é! Os profissionais da área de saúde, nutricionista, endocrinologista, educador físico sabem bem disso. 

Cada vez mais pessoas interessadas em aumentar de peso estão procurando os consultórios e academias destes profissionais.  Em primeiro lugar é preciso analisar se há realmente baixo peso, utilizando a fórmula do IMC, índice de massa corpórea (peso em kg dividido pela altura ao quadrado em metro) para determinar se há magreza o resultado ficará abaixo de 18,5, já que a faixa de normalidade deve ficar entre 18,5 e 24,9. O diagnóstico de magreza pode não representar preocupação extrema se a saúde estiver em perfeita harmonia.  Um exame clínico e laboratorial será suficiente para determinar se as taxas metabólicas e bioquímicas estão normais.

Os Fatores que desencadeam o baixo peso são:  baixo peso e baixa estatura ao nascer, caracteristica genética, metabolismo acelerado, erros alimentares, algumas doenças como diabetes, hipertireoidismo, desnutrição, etc.

O que fazer para engordar?

Não existe fórmula mágica: A caloria ingerida deve ser maior que a caloria gasta!

Siga as orientações para garantir seu aumento de peso de forma saudável:

1- Jamais tome medicamento para abrir o apetite, o que estimula o apetite é fazer uma alimentação fracionada, ou seja, várias refeições ao dia.

2- Faça 6 refeições diárias com intervalo de 3 a 4 horas entre elas.  São elas: desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. Na colação, no lanche da tarde e na ceia prepare lanches com bananas com granola e mel, iogurte com granola e frutas secas, vitaminas a base de frutas, leite, mel, aveia. Utilize ainda pães e bolos de massa integral são mais saudáveis e estimulam o apetite.

3- Não siga as recomendações de amigos abusando dos sanduiches dos fast food, eles contem muita gordura saturada e gordura trans que fazem muito mal à saúde e ainda aumenta a gordura abdominal.  Refrigerantes e biscoitos tipo snacks são também contraindicados, por conterem calorias demais, açúcares, podendo torná-lo diabético tipo 2.

4- Abuse das frutas e sucos naturais, eles contem a frutose, vitaminas e minerais.  Dicas: vitamina de abacate, açaí, suco de laranja com acerola, morango ao leite, salada de frutas com creme de leite.  Outras sugestões são os alimentos ricos em amido, como: batata inglesa, batata doce, inhame, aipim, arroz, farinha de mandioca.

5- Os chocolates também são benvindos, prefira os meio amargo ou amargo com 70 a 80% de cacau.  Doces caseiros de frutas podem ser consumidos como goiabada, doce de banana, mamão, introduza-os como sobremesa.

6- É importante fazer uma dieta equilibrada para ganho de peso, com alto teor de proteinas, elas são responsáveis pela constituição dos tecidos.  Portanto você deve incluir no seu cardápio diário carnes magras, peixe, frango, ovos, soja, feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, quinoa, nozes, amêndoa, castanha, leite, queijo, iogurte, requeijão, ricota.

7- As proteinas são eficazes na construção do tecido muscular, sendo assim, se aliar o exercício físico, de preferência a musculação, à dieta rica em proteinas haverá ganho de peso de forma saudável e uma bela estética.  Por outro lado, cuidado com atividade física em excesso irá resultar em emagrecimento, principalmente se forem exercícios aeróbios.

8- A suplementação poderá também ser favorável ao ganho de peso, desde que bem prescrita por um profissional.  Suplementos a base de proteinas e carbohidratos podem ser administrados por nutricionistas nas dietas de engorda.

9- Dormir! O descanso por 8 horas é fundamental, isso faz renovar células e equilibrar os hormônios.

10- Não omita refeições e nem prolongue demais umas das outras. Importante: Se for sair tenha sempre uma barra de cereiais ou de chocolate na bolsa, caso tenha esquecido, passe na primeira padaria e peça um lanche saudável com torradas a Petrópolis com queijo minas e um chocolate quente, ou apenas uma tigela de açaí com mel e granola!

Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário