Fim de semana: Fuga da dieta |
Tal fato se deve a vários fatores, dentre eles a capacidade do organismo de guardar histórico, nesse caso o peso anterior. Outro fator relevante é a pouca importância dada à reeducação alimentar e a inclusão de hábitos saudáveis no dia a dia, principalmente para toda a vida.
Por que é tão difícil fazer dieta e principalmente manter o peso?
Esta temática foi abordada neste blog em 03 de fevereiro de 2012 com a postagem: "Abandonou a dieta ou a atividade física?", nesta matéria mencionei as principais situações sedutoras à escapada da dieta. Ao meu ver não se deve encarar o emagrecimento como fazer dieta e sim como mudança do estilo de vida, exercício físico diariamente e alimentação balanceada.
Entretanto, segundo relato de alguns dos meus pacientes a dificuldade de manter a dieta se deve a pequenos deslizes corriqueiros do dia a dia e especialmente nos fins de semana, que vou expor para vocês:
"Fim de semana é muito complicado, porque saio totalmente da rotina, do ritmo e com isso também dos horários, são saídas ao supermercado, festinhas, e assim a dieta fica comprometida. Em 99% dos finais de semana só consigo fazer 1 ou 2 refeições por dia" Márcia Cristina.
Márcia faz acompanhamento nutricional há 3 anos e pratica atividade física diariamente, é uma pessoa muito focada em manter hábitos saudáveis. No início do tratamento pesava 80kg e chegou a pesar 65kg, sua grande dificuldade em manter este peso se deve a massa muscular bem desenvolvida que possui, além das escapadas nos fins de semana, é claro.
"Sinto muita fome à tarde e dá vontade de comer alguma coisa fora da dieta, sempre foi assim desde que comecei a fazer dieta" MFG.
MFG faz tratamento dietoterápico para controlar o colesterol, uma briga que dura 4 anos, com a dieta seu peso reduziu em 4kg no último mês, hoje está pesando em torno de 60kg, porem pretende alcançar a meta de 56 ou no máximo 58kg para melhorar suas taxas e entrar linda na igreja para o casamento de sua filha.
"Para mim é falta de determinação não dar continuidade à dieta , quando fiz o tratamento de outras vezes emagreci muito e me senti super bem!" Iury.
Iury fez acompanhamento dietoterápico comigo há anos atrás e conseguiu emagrecer em torno de 20kg com muita facilidade, porém após a alta do tratamento ele não conseguia manter as recomendações e voltava a engordar, apesar de conscientizá-lo da necessidade da reeducação alimentar. Hoje com mais maturidade, 21 anos, parece estar mais determinado a mudar seu estilo de vida e agora conta com um grande reforço: O apoio da família.
"Quando começo a fazer dieta sempre tem alguem que me chama para ir ao Mc Donald's". Daiana
Daiana iniciou o tratamento dietoterápico esta semana, apesar da vida social ativa parece estar bem determinada a encarar este tratamento com muita personalidade. O grande desafio para esta moça de 21 anos será cumprir o fracionamento das refeições de 3 em 3 horas, possuía o hábito de fazer apenas 1 refeição diária à noite, o que tornava o seu metabolismo muito lento.
"Após iniciar a dieta tenho me sentido com muito mais ânimo, percebi que ando mais rapidamente agora que estou mais leve. O mais difícil para mim foi começar a fazer caminhada, sentia muitas dores nas pernas, agora não sinto mais." LSR.
LSR Iniciou o acompanhamento nutricional há 2 meses já emagreceu bem e teve grande diminuição na circunferência abdominal, o metabolismo dessa paciente era bem lento, aos poucos com a mudança de hábitos a resposta tem sido aparente. Neste momento a maior vitória no caso de LSR foi sair do sedentarismo.
"O grande problema para mim são as tentações como empadão, quibe, brigadeiros e outros, mas me adaptei bem com a dieta e não sinto fome, tenho levado os kits como a castanha do Pará, amêndoas e nozes para onde vou, até para as festas, assim não caio em tentação." EFES.
EFES tem 56 anos e iniciou a reeducação alimentar há 1 mês, se adaptou perfeitamente ao tratamento e já emagreceu 5 kg. Uma surpresa agradável para mim foi saber que EFES utiliza a ida para o trabalho para fazer sua caminhada diária, desce do ônibus e anda o restante a pé.
"Difícil é ir ao shopping com as amigas e não tomar um café expresso com pão de queijo, torta... aí eu sofro! " Maristela.
Maristela tem uma disciplina invejável, com apenas 1 mês de tratamento surpreendeu não só a mim como ao seu cardiologista, emagreceu 5,5kg e baixou todas as taxas: glicose, colesterol, trigliceridios e ácido úrico. A parte difícil para ela é a vida social que hoje se resume à diversões gastronômicas somente, o que torna um apelo quase inevitável.
Algumas mulheres fogem dela |
Agradeço aos meus pacientes por colaborarem com seus depoimentos sinceros.
No próximo post mais relatos dos meus pacientes- Parte II
Fonte de consulta: Periódico - The New England Journal of Medicine
Nenhum comentário:
Postar um comentário