O ano iniciando e a nossa mente com um monte de projetos a realizar, como começar e o que fazer primeiro? Aquele projeto de destrancar a matrícula da faculdade ou da academia... Dúvidas, insegurança, falta de tempo ou de estímulo nos impedem de colocar a mão na massa.
Isso acontece com todo mundo, até para aqueles que sabem bem o que querem, pessoas determinadas ou não sentem da mesma forma. As dúvidas que surgem, além dos obstáculos que aparecem inesperadamente em nossas vidas, por vezes nos obrigam a tomar novos rumos, ou até paralisar, temporariamente, a realização de nossas metas e ideais.
Eu estou vivendo um momento desses, apesar de ter planejado tudo para este ano com detalhe e os projetos estarem desenhados na minha cabeça, me sinto hoje com algumas interrogações bem no meio da testa. Para dar mais consistência a esta abordagem, vou dividir com vocês uma experiência um tanto desagradável para mim neste início de ano, e que me fez valorizar ainda mais a vida. Na semana passada meu namorado sofreu um AVC, Acidente Vascular Cerebral, do tipo isquêmico (sem sangramento) e transitório. Irônia do destino! Logo comigo que sou nutricionista e uma das minhas funções é de alertar aos meus pacientes em meu consultório, sobre o risco da obesidade e da hipertensão arterial de ocasionarem um AVC ou um infarto. Além do mais, este foi o tema que abordei no artigo escrito para a conclusão da Pós-Graduação que fiz há 3 anos. Ainda não me refiz completamente do susto, a cena que permanece na minha memória é de vê-lo passando mal na minha frente, entortando os lábios, a boca tentando balbuciar palavras que saíam enroladas, as pernas perdendo as forças, os braços não suportando o peso do corpo e os olhos arregalados como pedindo socorro, conscientes... Eu o socorri à tempo de salvá-lo... Mas vou demorar a desmanchar esta imagem.
Diante dessas adversidades sugiro que você enumere suas prioridades, por um segundo podemos não estar mais aqui. Um conselho de uma estudiosa da ciência, da biologia humana e uma eterna admiradora da vida saudável: Coloque sempre como número 1 a sua SAÚDE, os demais tópicos das suas metas serão infinitamente menos importantes! E mãos à obra...
É fato que ninguém planeja coisas na vida se não tem o objetivo de ter vida longa. Diversas pesquisas tem revelado que a influência da personalidade, do relógio biológico e da qualidade e quantidade de alimento ingerido podem garantir uma vida mais longa. Tais descobertas revelam ainda que o temperamento da pessoa interfere no envelhecimento.
O que você pode fazer para viver mais e melhor?
Minhas 12 sugestões para você incluir no seu projeto de vida longa e saudável, não somente para 2012:
- Saúde - Cuide da sua alimentação.
- Ouça os sinais do seu corpo, ele fala, aprenda a ouví-lo!
- Tenha pensamentos positivos SEMPRE.
- Procure ter objetivos claros e mais acessíveis em diversas áreas da sua vida.
- Cultive a espiritualidade.
- Fortaleça seus laços afetivos, família, é o seu apoio sólido.
- Faça amigos, tenha vida social e lazer, a vida não é só trabalho.
- Mantenha a auto-estima, ela te alavanca.
- Cultive e valorize relacionamentos em que você se sinta amado, não vale correr atrás de quem não te quer.
- Evite o perfeccionismo, isso não é qualidade! E ainda faz você ficar muito chato e exigente.
- Pense que dinheiro é muito bom, abre caminhos, mas se satisfaça com o necessário para uma vida tranquila, harmoniosa e com tempo livre para ficar de "bobeira". Não seja ganancioso.
- Pratique uma atividade física qualquer, exercícios liberam substâncias que aumentam o bem estar e diminuem a ansiedade. Além de manterem a pressão arterial e as taxas metabólicas controlodas.
Boa sorte!"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Chico Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário