Pergunte ao seu nutricionista

Pergunte ao seu nutricionista

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Hipertensão - O mal silencioso


Relembrando o post anterior "Quais as consequências da obesidade", no qual foi abordada a definição sobre colesterol, dietoterapia e sua prevenção, hoje dando continuidade aos assuntos que estão relacionados aos riscos ocasionados pela obesidade, o tema apresentado será hipertensão - O mal silencioso.

Você verifica sua pressão arterial? 

A cada 2 minutos uma pessoa morre em decorrência de males cardiovasculares no Brasil!! Muitas vezes ocasionado por pico da pressão arterial, a hipertensão é uma doença traiçoeira e silenciosa capaz de permanecer anos sem dar alarme.

Um estudo realizado no Japão com mais de 700 mil pessoas concluiu que uma alta ingestão alimentar de sódio está associada a elevado risco de morte por infarto agudo do miocárdio, isquemia cardíaca (AVC), e demais doenças cardiovasculares.

A hipertensão é caracterizada  por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA), sendo considerada elevada, para adultos, a partir ou igual a 140 mmHg de pressão sistólica, e 90 mmHg de pressão diastólica.

O tratamento eficaz, além de medicamentoso, compreende mudanças no estilo de vida, controle do peso através de reeducação alimentar e prática de exercício físico (em todos os itens relacionados à saúde a mudança de estilo de vida será mencionada como prioridade!), redução da ingesta de sódio e gorduras, maior ingestão de fibras, vitaminas e minerais, incluindo o potássio, aumento da ingesta hídrica, redução do consumo de bebidas alcoólicas e cafeína. A recomendação de sódio segundo a VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial é até 5 g de sal/dia.

É fundamental identificar hábitos alimentares inadequados e incorporar atitudes saudáveis e permanentes. Muitas vezes o próprio indivíduo não considera alguns hábitos prejudiciais, para ilustrar vou citar um caso que atendi em consultório há mais de 10 anos e que jamais esqueci:
Vou colocar um nome fictício: 

Sr. João entrou em meu consultório meio sem jeito, um senhor de mais ou menos 60 anos que dava valor as vestimentas quando ia ao "médico", entrou e logo se desculpou por estar calçado de chinelos, pois havia bastante tempo os pés não entravam nos sapatos de tão inchados.  Fiz um exame clínico em seus pés e pernas e percebi que estavam bem edemaciados.  Prossegui com a anamnese, questionário alimentar  sobre o estilo de vida, e perguntei à esposa do sr. João, que o acompanhava, se ao cozinhar acrescentava muito sal na comida, a resposta foi negativa, perguntei sobre industrializados, embutidos, etc; a resposta continuava negativa, muito pelo contrário a comida era salada, grelhados e assados, perguntei diretamente ao sr. João se usava saleiro à mesa, também negou.  Fiquei intrigada, não pareciam estar omitindo nada, além do mais os dois não estavam obesos, apenas com sobrepeso leve... Então virei-me para a esposa e perguntei:  a senhora utiliza caldos de carne e galinha nos preparos? Sim uso, ela respondeu... Descobri que não somente os caldos e temperos industrializados, mas biscoitinhos "inocentes" faziam parte dos hábitos deste casal. Pedi que cortasse tudo e usasse temperos naturais como salsa, coentro, manjericão, alho, cebola e verificassem nos rótulos dos industrializados a quantidade de sódio contida, e retornasse em uma semana para revisão. Todo feliz sr. João me deu um bom dia entusiasmado no sábado seguinte, e disse-me: a senhora não percebeu nada? O que? Respondi; estou calçado, o sapato entrou! falou-me com um sorriso estampado no rosto.  Para minha surpresa ele "emagreceu" quase 5 kg em uma semana, ou seja, não só emagreceu mas também desinchou.

Portanto, a recomendação é que evite o saleiro, o sal de adição às preparações, bem como o consumo de alimentos processados e industrializados tais como:

 - Embutidos: salsicha, presunto, salame, linguiça, mortadela, paio, calabresa, mortadela;
- Conservas e enlatados: milho, azeitona, palmito, ervilha, patês;
- Alimentos defumados: carne seca, bacalhau, toucinho;
- Salgados: croquetes, coxinha, empada, esfiha, quibes, salgadinhos de pacote;
- Alguns queijos como parmesão, roquefort, cheddar, provolone;
- Molhos prontos industrializados (catchup, shoyo, mostarda, inglês);
- Margarina e manteiga com sal;
- Sopas industrializadas, temperos e molhos prontos, caldos de carne.
O que é bom? Quais alimentos ajudam a baixar a pressão arterial?

Alimentos ricos em potássio:

* Frutas secas: ameixa, uva damasco, figo
* Batata inglesa, batata doce, aipim, inhame
* banana, melão, abacate, laranja
* Castanhas e avelãs
* Cenoura, beterraba, palmito, espinafre, salsa, aipo
* Marisco, lagosta, carnes brancas
* Feijões, lentilha
* Farelo de trigo, farinha de soja, gérmen de trigo
* Cacau

Outros alimentos que ajudam a despencar a pressão segundo estudos recentes:

* Suco de beterraba - vasodilatador natural
* Clara de ovo - tem ação similar ao captopril (remédio p/ hipertensão)
* Chocolate amargo - os flavonoides contidos relaxam os vasos sanguíneos
* Uva-passa - devido aos polifenóis e antioxidantes
* Nozes - polifenóis e ômega 3
* Leguminosas (feijões) - supõe-se que é devido ao baixo índice glicêmico
* Iogurte c/ baixo teor de gordura - a explicação está no cálcio



A mudança de um único hábito pode transformar toda uma vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário