Banana: Musa paradisíaca |
A banana e seu poder nutritivo
Todo mundo sabe que a banana é umas das frutas com tremendo poder nutritivo. O que talvez não seja ainda sabido para alguns é que uma determinada espécie da fruta tem poderes medicinais capazes de resolver os problemas de constipação intestinal, o melhor ainda é a consequencia desta ação: o emagrecimento.
Antes de tomar conhecimento destas propriedades é importante relembrar o valor nutritivo desta fruta. O seu nome científico já diz tudo: Musa paradisíaca, existem várias espécies, as mais conhecidas são: banana ouro, banana prata, banana nanica ou caturra, banana maçã e banana da terra.
O valor nutricional da banana é imenso tanto na quantidade como na qualidade de seus nutrientes. Riquíssima em minerais tais como o ferro, magnésio, calcio e potássio, neste quesito ela é campeã, além de promover a contração muscular, evita câimbras, fadiga e alterações nos batimentos cardíacos.
Quanto as vitaminas ela não deixa por menos, possui beta caroteno, vitamina C, ambas melhoram o sistema imunológico, preventiva contra o câncer; tiamina (B1) que proporciona o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração; riboflavina (B2) promove a cicatrização e melhora o humor e a TPM; niacina (B5) interfere no metabolismo de gorduras e açúcares.
Outro benefício da banana devido a quantidade de frutose é proporcionar energia para o organismo, sendo amplamente consumida por atletas, crianças, idosos e gestantes. O valor energético de 100 gramas da fruta tem aproximadamente 96 calorias.
Outras propriedades da banana
De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, foi identificada na banana verde uma substância chamada inulina, trata-se de uma fibra solúvel considerada um prebiótico capaz de melhorar o funcionamento intestinal. A pesquisa foi testada em 65 mulheres na faixa de 50 a 65 anos durante 5 meses. Todas as mulheres tinham as mesmas queixas: peso abdominal, excessos de gases e constipação intestinal.
Conforme os estudos concluiu-se que a inulina seria capaz de estimular a produção de bactérias que reporiam a flora intestinal aumentando a imunidade e promovendo o bom funcionamento do órgão.
Outros benefícios foram observados nas pacientes que consumiram a pasta da banana verde, assim como a perda de peso e a redução das taxas de colesterol.
Testes realizados com minhas pacientes
Há anos venho lutando para resolver problemas persistentes de constipação intestinal de algumas pacientes, na verdade fazem parte de uma minoria. No desespero algumas delas ainda pioraram a situação fazendo uso de laxantes e de lavagem intestinal frequentemente, contribuindo para que o intestino ficasse ainda mais preguiçoso.
Estas pacientes possuem o organismo resistente aos tratamentos convencionais, e mesmo com reeducação alimentar não respondiam de forma eficaz à utilização de fibras, probióticos, vegetais folhosos, etc. O resultado se tornava paliativo e o problema era resolvido apenas momentaneamente.
Desde que tomei conhecimento das propriedades da banana verde iniciei o tratamento experimental em 6 pacientes e todas estão obtendo resultados positivos.
Maristela sofria de constipação e ficava preocupada com isso, iniciou o tratamento com a pasta da banana verde em julho/12, seu peso nesta época era de 69,7 kg. No começo ela foi tendo uma pequena melhora no funcionamento intestinal. Hoje, após 3 meses com o uso da banana verde diariamente pela manhã, a função intestinal está regularizada e consequentemente houve uma redução no peso de 5,7 kg, atualmente está pesando 64 kg.
Com as demais pacientes o resultado foi também favorável tanto para o fim da prisão de ventre, como para os sintomas de estufamento abdominal, gases, cólicas, má digestão, etc. além de terem emagrecido e reduzido a circunferência abdominal. Cabe informar que todas as pacientes melhoraram o estilo de vida, com prática de exercício físico e reeducação alimentar.
É importante alertar que a pasta da banana verde (nanica ou d'água) influencia no emagrecimento de forma indireta, por contribuir na melhora do funcionamento gastrointestinal. Por esta ótica, melhora também o perfil lipídico, não deixando que o trânsito intestinal fique lento e reabsorva gorduras e toxinas que deveriam ter sido excretadas.
Desta forma, podemos concluir que por um efeito dominó os benefícios do tratamento com pasta de banana verde para pacientes constipadas são inúmeros, evitando o aumento das taxas de colesterol e triglicerídeos, a gordura no fígado e consequentemente o câncer.
Como preparar a pasta de banana verde
Numa panela de pressão coloque 4 bananas nanicas ou d'água verdes e cubra com água;
Cozinhe por aproximadamente 15 minutos e escorra a água;
Descasque as bananas, amasse ainda quente ou passe no processador;
Guarde na geladeira, a duração é de 4 dias. Consuma 1 a 2 colheres de sopa no desjejum ou na ceia.
Se for diabético não utilize a receita acima sem o conhecimento da sua nutricionista.
Fonte de consulta:
As incríveis 50 frutas com poderes medicinais - Franco, Lobo Lelington
Nenhum comentário:
Postar um comentário