Pergunte ao seu nutricionista

Pergunte ao seu nutricionista

segunda-feira, 25 de março de 2013

Saiba o que são as dietas detox, elas funcionam?

Dieta detox ou desintoxicante
 
 
A promeça de emagrecimento em pouco tempo resulta em uma corrida por milagres que possam tornar o corpo esbelto em um mês.  Isso é possível? Sim, o emagrecimento ocorre de fato no primeiro mês e alguns indivíduos conseguem diminuir o peso em 5 kg no mínimo, no entanto, se não houver reeducação alimentar este peso será recuperado na mesma velocidade.  Este retorno rápido do peso anterior ocorre devido ao histórico que cada ser humano mantem registrado em seu organismo.

O que são de fato as dietas desintoxicantes e para que servem?  Na verdade a toxicidade está relacionada a elementos químicos ou de bactérias e fungos, não é essa a definição que se refere à dieta detox ou desintoxicante que está na "moda".  A detox tem a simples função de limpar o organismo de "orgias alimentares", excessos que são cometidos em fins de semana etc. O objetivo das dietas desintoxicantes é de eliminar  as toxinas através das vias excretoras.

O modismo das dietas está em toda parte, nas revistas, na internet, nos livros com títulos apelativos e com interesse comercial, nas farmácias... Elas possuem em sua composição nutricional em torno de 1000 a 1200 Kcal diárias, são compostas de sucos, chás e alimentos com poderes antioxidantes.  Uma recomendação nutricional deste tipo deveria ser utilizada no máximo 1 semana, mas cada um  utiliza como quer, o que pode ter consequencias desastrosas para o organismo.

De uma forma bem genérica, levando em consideração as necessidades energéticas totais diárias de um adulto do sexo masculino de aproximadamente 70 kg são de 1700 Kcal, sem considerar as variantes como idade, altura e atividade física, como sobreviveria com uma dieta detox que contem apenas 1000 Kcal/dia?

Cabe ainda ressaltar que nenhum organismo pode sobreviver por muito tempo com calorias apenas suficientes para suprir suas necessidades metabólicas basais, que compreendem a respiração, o batimento cardíaco, o funcionamento dos órgãos, etc (o metabolismo basal representa 50 a 70%  do valor calórico total).

As dietas detox ou desintoxicantes são prejudiciais à saúde?

Se utilizadas com orientação profissional e por tempo determinado pelo nutricionista, não são prejudiciais.  Pelo contrário, podem ser adjuvantes no tratamento de emagrecimento ou para outras comorbidades.

A minha dieta desintoxicante

Criei minha primeira dieta em outubro de 1986, a dieta desintoxicante, minha proposta era desenvolver uma dieta capaz de resultar um emagrecimento rápido sem comprometer a homeostasia orgânica, tal proposta seria um estudo para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que seria apresentado ao final do curso de nutrição. No entanto, não houve tempo hábil para os experimentos, a realização de testes em indivíduos.

Após a conclusão do curso, obviamente mudei o tema do TCC para me formar naquele ano, no ano seguinte retomei os experimentos com a dieta que batizei de Dieta Desintoxicante - Limpeza (inseri o nome Limpeza por causa dos meus pacientes que a apelidaram assim).  A primeira cobaia a testar a dieta foi a Professora Vannda Santana, minha mãe. Naquela época as atribuições dela com a faculdade em que trabalhava com carga horária dupla, assumindo sala de aula e direção de uma faculdade na zona Oeste, somados ao período de pré menopausa, contribuíram para o aumento de peso em torno de 20 kg. Foi então o perfil perfeito para colocar em prática meus experimentos.  O resultado foi assustador: 25kg de emagrecimento em menos de 3 meses. Dona Vannda ficou linda, leve, loura e saudável.  Outras cobaias vieram e a dieta existe (resiste) até hoje!

A composição da Dieta Desintoxicante - Limpeza

Possui 1350 Kcal com fracionamento em 6 refeições de 3 em 3 horas (desjejum, colação, almoço, lanche, jantar, ceia), contem frutas com poderes medicinais que podem ser consumidas in natura ou em sucos, com funções laxativas e diuréticas, mas com alto valor biológico em minerais e vitaminas, tais como o abacaxi, a água de coco, a maçã, o limão, o mamão, o melão e o morango.

 Faz parte deste cardápio também as ervas e hortaliças como a hortelã, salsa, agrião, brócolis, aipo, cenoura, etc.  Os chás mais indicados para esta dieta são o verde, branco ou o preto, cavalinha, dente de leão e espinheira santa.

Para completar o cardápio desintoxicante as proteínas e gorduras essenciais ricas em ômegas, tais como os peixes como o salmão, as castanhas, ovo de codorna, leite de soja, iogurte light, peito de peru, atum e sardinha.

No intuito de cumprir a finalidade desta dieta, que é a desintoxicação do organismo e consequente emagrecimento, foi primordial o aumento da ingesta hídrica em torno de 2 a 2,5 litros de água, sucos e chás e uma sopa no jantar contendo hortaliças frescas e gengibre.

No entanto, apesar da "Dieta de Limpeza" ser considerada o "carro chefe" do meu programa de tratamento emagrecedor, ela só deve ser utilizada 3 dias na semana devido a restrição calórica em carboidratos, foi programada para intercalar com outra dieta hipocalórica leve de aproximadamente 1900 a 2000 Kcal personalizada, de acordo com a anamnese do paciente.

Nesses 27 anos tenho consciência da minha contribuição para a saúde dos meus pacientes, e por respeito ao ser humano não publico a Dieta Desintoxicante - Limpeza e nenhuma outra, uma vez que cada indivíduo precisa ser diagnosticado presencialmente para uma prescrição nutricional adequada ao estado clínico e ao estilo de vida.

“É capaz quem pensa que é capaz.”  Buda






                                                                                                                   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário